segunda-feira, 9 de maio de 2011

Pequeno resumo... By Adérito

Bom dia a todos!

 

Antes demais queria agradecer-vos as mensagens de apoio que me fizeram chegar.

 

Esta foi sem dúvida uma grande aventura para mim e a prova de endurance física e psicológica mais dura que enfrentei.

 

Estou inteiro e sem quaisquer mazelas. 

 

Do lado da mecanica a factura foi um pouco mais pesada... furei um total de 6 vezes (3 vezes só na etapa 8), parti a corrente uma vez, empenei 1 dropout (o que desafina todas as mudanças traseiras), e ainda tive de substituir todos os cabos das mudanças (com a lama ficaram de tal forma presas que fiz bolhas nas mão só para passar mudanças).

 

Apesar dos contratempos, o espírito que se vive entre os atletas é excelente. Várias vezes fui ajudado quando furei ou quando fiquei sem água. Tive oportunidade de retribuir a ajuda quando encontrei esses mesmos atletas em dificuldades mecânicas e físicas.

 

A única coisa que não me passou na cabeça durante estes dias: Desistir. Nos momentos de maior desespero - quando furei pela 3a vez na mesma etapa, sem mais camaras para usar, e logo a seguir fiquei literalmente seco no meio do nada - é preciso manter a calma para não se entrar num turbilhão de pensamentos negativos.

 

Num total de 77 atletas 60 completaram os 1160km da prova. O grupo este ano era muito forte e com estrangeiros muito bem preparados, como se pode ver pela classificação.

 

Fiquei na 27 posição. Na minha melhor etapa fiz 22 e na pior acho que fiz 36 (a dos 3 furos).

 

O meu irmão fez 19 com boas classificações nas etapas de montanha. Teve alguns azares que o fizeram terminar uma etapa comigo e outra ligeiramente atrás.

 

Conheci sítios fantásticos e vivi muitos momentos de auto-superação durante esta jornada... e mais importante: convivi com ateltas dos 4 cantos do mundo (Sul Africanos, Norte Americanos, Italianos e claro Portugueses). Levo uma mão cheia de amigos que espero rever.

 

Pelo feedback recebido de vários atletas, esta é seguramente uma das provas deste tipo mais bem organizadas em todo o mundo. A Ciclonatur faz um trabalho excelente, para que depois de cada dia com 5, 6, 7 ou 8 horas de esforço os atletas possam recuperar nas melhores condições (hoteis bons e um staff incansável).

 

Eu fiz uma versão "low cost" da prova, sem serviço de massagem e sem assistência mecânica, o que implicava um dia completamente preenchido mesmo depois de cada etapa - limpeza, pequenas reparações, etc.

 

Um dia tipico:

7:30 Peq Almoco

8:00 Fazer Mala p/ ser levada para o Hotel seguinte

8:30 última verificação da bicicleta

9:00 Partida

15h - 17h Chegada

Depois Lanche de recuperação

Banho

Lavar equipamentos

Segundo lanche de recuperação

Lavar bicicletas e realizar pequenas reparações

20:00 Jantar (come-se o dobro do normal)

21:30 Briefing para etapa seguinte

22:15 últimas reparações e lubrificação

22:45 preparar alimentação para o tempo de prova do dia seguinte (gel, barras energéticas e bebidas isotónicas)

23:00 configurar GPS com informações do briefing

23:30 Sleep!!!

 

O tempo para escrever para o Blog foi muito escasso, no entanto já estão lá algumas fotos. Quando tiver mais, partilho.

Sem comentários:

Enviar um comentário