Bom dia a todos!
Antes demais queria agradecer-vos as mensagens de apoio que me fizeram chegar.
Esta foi sem dúvida uma grande aventura para mim e a prova de endurance física e psicológica mais dura que enfrentei.
Estou inteiro e sem quaisquer mazelas.
Do lado da mecanica a factura foi um pouco mais pesada... furei um total de 6 vezes (3 vezes só na etapa 8), parti a corrente uma vez, empenei 1 dropout (o que desafina todas as mudanças traseiras), e ainda tive de substituir todos os cabos das mudanças (com a lama ficaram de tal forma presas que fiz bolhas nas mão só para passar mudanças).
Apesar dos contratempos, o espírito que se vive entre os atletas é excelente. Várias vezes fui ajudado quando furei ou quando fiquei sem água. Tive oportunidade de retribuir a ajuda quando encontrei esses mesmos atletas em dificuldades mecânicas e físicas.
A única coisa que não me passou na cabeça durante estes dias: Desistir. Nos momentos de maior desespero - quando furei pela 3a vez na mesma etapa, sem mais camaras para usar, e logo a seguir fiquei literalmente seco no meio do nada - é preciso manter a calma para não se entrar num turbilhão de pensamentos negativos.
Num total de 77 atletas 60 completaram os 1160km da prova. O grupo este ano era muito forte e com estrangeiros muito bem preparados, como se pode ver pela classificação.
Fiquei na 27 posição. Na minha melhor etapa fiz 22 e na pior acho que fiz 36 (a dos 3 furos).
O meu irmão fez 19 com boas classificações nas etapas de montanha. Teve alguns azares que o fizeram terminar uma etapa comigo e outra ligeiramente atrás.
Conheci sítios fantásticos e vivi muitos momentos de auto-superação durante esta jornada... e mais importante: convivi com ateltas dos 4 cantos do mundo (Sul Africanos, Norte Americanos, Italianos e claro Portugueses). Levo uma mão cheia de amigos que espero rever.
Pelo feedback recebido de vários atletas, esta é seguramente uma das provas deste tipo mais bem organizadas em todo o mundo. A Ciclonatur faz um trabalho excelente, para que depois de cada dia com 5, 6, 7 ou 8 horas de esforço os atletas possam recuperar nas melhores condições (hoteis bons e um staff incansável).
Eu fiz uma versão "low cost" da prova, sem serviço de massagem e sem assistência mecânica, o que implicava um dia completamente preenchido mesmo depois de cada etapa - limpeza, pequenas reparações, etc.
Um dia tipico:
7:30 Peq Almoco
8:00 Fazer Mala p/ ser levada para o Hotel seguinte
8:30 última verificação da bicicleta
9:00 Partida
15h - 17h Chegada
Depois Lanche de recuperação
Banho
Lavar equipamentos
Segundo lanche de recuperação
Lavar bicicletas e realizar pequenas reparações
20:00 Jantar (come-se o dobro do normal)
21:30 Briefing para etapa seguinte
22:15 últimas reparações e lubrificação
22:45 preparar alimentação para o tempo de prova do dia seguinte (gel, barras energéticas e bebidas isotónicas)
23:00 configurar GPS com informações do briefing
23:30 Sleep!!!
O tempo para escrever para o Blog foi muito escasso, no entanto já estão lá algumas fotos. Quando tiver mais, partilho.
Sem comentários:
Enviar um comentário