quarta-feira, 11 de maio de 2011

Rescaldo Transportugal Day 4- Day 9 (parte 2/2)


By André:





Resumo:




Esta experiência é fantástica. Os hotéis, à excepção da Bragança e Freixo são do melhor e dão mesmo para descansar muito bem. Isto porque o nosso corpo a partir do terceiro em quarto dia entra em Overdrive – acordas cansado, um pouco enfastiado, o teu fígado, o teu estômado, os teus rins, os teus pulmões, as tuas costas, os teus músculos não descansam o suficiente ainda que consigas dormir as 9h seguidas por noite. Mais as barras, os géis e as bebidas isotónicas não ajudam muito ao sono e é normal acordares a meio da noite várias vezes com algum desconforto. As próprias barras começam a enjoar, mais do mesmo, enfim – é ir comendo devagarinho nas partes mais roltantes!



Quando fui pesava 67,100 kg e quando cheguei pesava 67,400 kg. Talvez se deva a vários factores:



a) Pequeno-almoço – 2 croissants com 2 fatias de fiambre + duas de queijo, 1 sandes, 1/2/3 bolos secos (tipo mármore ou nós), 1 iogurte, 1 salada de frutas, um café com leite e às vezes uma nata J


b) Reforço (16h+-) – 3 pratos com batatas cozidas, grao de bico, feijao frade, atum, tomate, frutos secos (ou dois pratos + sandes) + coca cola, recuperador e ice tea.


c) Jantar (20h30m) – 2 pratos com ênfase em massa e carne e saladas, mais dois pratos de sobremesas, mais meio copo de tinto, muita água e para ajudar à festa água das pedras para não me sentir tão cheio


d) A partir do 3º dia, o meu coração não sobe mais do que 158bpm (quando a minha máxima é de 198) pelo que o meu gasto calórico diminui absurdamente por hora!


e) Por prova depende, mas eram sempre 3 barras mais um gel, acho que foram 4 na maior (+-1000kcal).



Quanto a mecânica posso dizer que apesar de tudo tive muita sorte:





a) Empenei o dropout na etapa 3;


b) Rasguei um Maxxis Larsen TT 1.9 na etapa 9;


c) Parti um parafuso do suporte da Touratech desde a etapa 2, mas que depois de diagnosticado manteve-se e aguentou mesmo assim o resto do Transportugal.



Perfil das etapas:



As etapas, com excepção das primeiras 3 e da última parte da 8ª são exageradamente rolantes, podem pensar que a altimetria é imensa e tal, mas dado a distância não é assim tanto. Os trilhos técnicos e as subidas dignas desse nome não são mais que 10%, máximo 15% do Transportugal (Santinha, Serra de Moinchique, SingleTracks, Calçadas Romanas). E haviam etapas em que tinhamos 45km, 35km de estrada para juntar à festa dos roladores. O perfil das etapas não se quaduna com as minhas capacidades, mas também percebo que se a coisa fosse muito mais técnica o Transportugal não acabaria em 9 dias.



Opinião:





O Transportugal vale mesmo a pena. Conheci sítios que nunca teria conhecido de outra maneira e fiz amigos também. Temos um país maravilhoso e muitos dos estrangeiros manifestaram vontade de vir para Portugal, os trilhos, a comida e o clima estão entre as principais razões. Apesar de ser muito rolante, a experiência de superação e os 9 dias seguintes com 60h a pedalar. Foram 1160km de paisagens, de aventuras, de sentimentos, e que agora terminam. Se puderem façam mas metam muitos km nas pernas antes!



Desempenho:





Nem agradado nem desagradado, treino a intensidades elevadas o que não é o ideal para este tipo de provas, nem treino muito a rolar. O corpo de atletas que veio para aqui é muito forte, e muitos vou reencontrar no Douro Bike Race que é um terreno mais à minha maneira! Senti a falta destes dois tipos de treino. Temos de treinar de forma inteligente!



Agradecimentos:





À família – Obrigado pela visita e apoio, sem eles conseguiria terminar mas não com a mesma facilidade J


Ao irmão – partilhávamos quase tudo J


À namorada – Obrigado pela força que me tens dado estes dias, apesar das adversidades, estiveste sempre comigo!


Aos amigos e demais betetistas que me apoiaram – obrigado pelas palavras de encorajamento e pelos votos de um bom Transportugal!



Podem ver as minhas fotografias aqui:


https://picasaweb.google.com/100798172976543584481/Transportugal?authkey=Gv1sRgCP6Os8v3t4COzAE&feat=directlink



Sem comentários:

Enviar um comentário